Respostas

2014-06-15T16:46:46-03:00
É necessario usar o teorema de pitagoras em que h²= c1²+c2²
9²= (9/2)² + c2²= 
81= (81/4)+ c2²
c2²= 81/4 - 81
c2²= 243/4
c2= sqrt 243/4
c2= sqrt 60,75
c2= 7,79 é o cateto que faltava
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-15T16:51:42-03:00
Olá!

Use a relação de h² = a² + b² conhecida como teorema de Pitágoras para encontrar o cateto restante, onde h = hipotenusa, a e b são os catetos. Veja:
9² = (9/2)² + x²
81 = 81/4 + x²
81 - 81/4 = x²
243/4 = x²
x =  \sqrt{243/4}

Ou seja, o cateto procurado tem uma medida igual à raiz quadrada de 243 sobre 4.

Abraços! Qualquer dúvida na resolução pergunte novamente.

1 5 1
só mais uma pergunta, pq 243?
Quando "passamos" o 81/4 para subtrair o 81 na equação, precisamos obter o mmc entre os denominadores da subtração, pois trata-se de uma subtração de frações (81/1 - 81/4) e elas estão em bases diferentes (1 e 4). Como o mmc é 4, a nova base da equação obtida é 4, e o seu numerador vai ser igual a 4 dividido pelo primeiro denominador (4) multiplicado por 81, subtraído de 4 dividido pelo segundo denominador (1) multiplicado por 81, ou seja 324 - 81 = 243.
Caso tenha ficado difícil de entender essa explicação, procure na internet por "subtração de frações com denominadores diferentes". Abraços!
ahh, entendi. Muito obrigada =)