Respostas

2013-07-13T15:26:13-03:00
Vejo que já responderam,mas vou tentar contribuir.
O tratado de Versalhes seguido pela crise de 1929 deixaram a Alemanha em um situação econômica caótica(altas dividas para pagar aos Estados Unidos e outros países inimigos na 1ª GM,alto nível de desemprego,alta dependência de capitais estrangeiros),e somado ao insatisfação popular com o governo de Wiemar,que era culpado pelo povo(principalmente a burguesia e as classes médias) pela derrota alemã e de favorecer o surgimento de um movimento operário.

Com isso,surgiu o terreno propício para o fortalecimento do nazismo,que subiu ao poder em 1933(com Hitler nomeado como chefe) trazendo ideias fortes de nacionalismo,militarismo e expansão territorial.

Em resumo,Hitler rompeu com o Tratado de Versalhes,ampliando o efetivo militar de 100 mil para mais de 3 milhões de homens e investiu imensamente na indústria bélica.Tudo isso com a justificativa oficial de que a Alemanha estava desprotegida.

Mas o grande pulo do gato foi o seguinte:
Em 1938 anexou a Áustria ao seu território(invadiu).
Hitler tinha ambições de atacar tanto a URSS,do lado leste,quanto os aliados(França e Grã-Bretanha,do lado oeste.Mas,por questões de segurança fez um acordo de não agressão com a URSS em 1939.
A França e a Inglaterra desejavam evitar a guerra a qualquer custo(dado os custos causados na 1ª GM) e não tinham recursos financeiros e/ou militares para derrotar a Alemanha,já os EUA,queriam(e imaginavam) que Hitler fosse em direção à União Soviética,por isso deixaram ele aumentar seu exército e aumentar suas fronteiras(Áustria),pensamento que só mudou quando houve a invasão da Polônia em 1939.