Respostas

A melhor resposta!
2014-06-16T12:18:21-03:00
Primeiro precisamos diferenciar uma da outra.

Célula procarionte é a célula primitiva, relativamente simples, não possui carioteca (envoltório nuclear) portanto o seu material genético fica disperso no citoplasma. Elas não possuem mitocôndrias, portanto utilizam a respiração anaeróbica (com ausência de oxigênio).

Célula eucarionte é a célula mais complexa, possui inúmeras organelas ausentes nas células procariontes, possui carioteca portanto o material genético fica preso dentro de um envoltório.

A teoria é que na atmosfera primitiva, cerca de 1,7 bilhões de anos atrás, existiam somente células procariontes que nutriam-se através da fagocitose de bactérias.
Tempos depois algumas bactérias começaram a sintetizar sua própria comida através de um processo chamado respiração aeróbica. 
As células procariontes, ingeriam essas bactérias e começaram a ter uma relação simbiótica na qual todos ganhavam (tanto as bactérias fagocitadas quanto as células procariontes).
Essas bactérias seriam o que hoje chamamos de mitocôndrias, e a partir dessa relação simbiótica começaram a surgir as células eucariontes, a partir de células procariontes. 
2 5 2