Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T09:47:51-03:00
Vários grupos de bactérias são liberadoras de toxinas. As endotoxinas são assim chamadas pois algumas estruturas (lipídeos LPS da parede de bactérias Gram-negativas, são liberadas apenas quando ocorre a morte do indivíduo). Este tipo de toxina é menos danosa, mas pode provocar febre e infecções generalizada sistêmica, o que é chamado de septicemia. As endotoxinas são mais estáveis, resistindo a temperaturas acima dos 60ºC.

As exotoxinas são estruturas altamente tóxicas mesmo em baixíssimas concentrações. Esta estruturas apresenta natureza proteíca, peptídeos que são secretadas no ambiente tanto por bactérias Gram-negativas como também por Gram-positivas, geralmente se liam a receptores de membrana celular, não causam febre e são instáveis quando aquecidas além dos 60ºC.

Conforme falado antes, as exotoxinas são produzidas por diferentes grupos distintos e aí temos exemplos de causadora do tétano, botulismo provocadas por bactérias do gênero Clostridium, Um outro exemplo importantíssimo é o da Cólera que produz estruturas que agem tanto intra como extracelular da vilosidades intestinais, alterado a permeabilidade da membrana e de íons, provocando diarréia profunda e que pode levar a morte, por desidratação, acidose e desequilíbrio eletrolítico.

De maneira geral, as toxinas causam diferentes prejuízos ao organismo como aqueles já mencionados, mas também estão associados a  lise celkular (quebra de estruturas celulares)no sentido de obter nutrientes do hospedeiro e também a muitos outros problemas como infecções urinárias e meningites.   


2 5 2
Comentário foi eliminado
mais uma vez agradeço, e se precisar, tamos aí...e a hora que precisar em química, que eu adoro, sei que posso contar com você....
Comentário foi eliminado
blza...mas não desaparece daqui não!!
Comentário foi eliminado