Respostas

2014-06-16T20:23:36-03:00
Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.
O RNA mensageiro (RNAr) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomial, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.
1 5 1
2014-06-16T20:26:39-03:00
O RNA (ácido ribonucleico) é constituído por um polímerode nucleotídeos. Cada nucleotídeo do RNA é constituído por uma pentose (ribose), um fosfato (ácido dosfórico) e uma basenitrogenada (q pode ser adenina, guanina, citosina ou uracila). O RNA é composto por apenas uma fita de nucleotídeos e ela é produzida no núcleo celular partir de uma das fitas de uma molécula de DNA, através do processo conhecido como transcrição.
1 5 1