1)Responda
a)casimiro gasta 2/5 do que ganha em alimentação, e 1/4 do que ganha em despesas de condução.Que fração do salário de Casimiro sobra para as demais despesas?

b)Um terreno foi desapropriado pela prefeitura para serem construídas uma praça, uma creche e uma escola.A praça ocupará 1/4 do terreno;e a creche, 1/3.Que fração do terreno será ocupada pela escola?

2)sendo x = 4,calcule x/5 + 3/x + 1/2 - 41/20.

Dado x = 1/2 e y =2/3, calcule:
a)x + y - 7/6
b)y - x + 5/6

3)Responda:
a)No início de uma viagem, um carro tinha o tanque de gasolina cheio até 2/3 de sua capacidade.No final da viagem,a gasolina ocupava apenas um sexto do tanque.Qual a fração que representa a parte correspondente à gasolina gasta nesse percurso?

b)D.Francisquinha passa 1/3 do seu dia dormindo, 1/6 alimentando-se e 1/12 cuidando de sua higiene.Que fração do dia sobra para as outras atividades?

Me ajudem pessoal isso vale ponto na minha classe por favor os / que dizer a fração por exemplo 1/5 quer dizer um quinto
por isso que vou dar 30 pontos

2

Respostas

2014-06-17T00:44:35-03:00
1) a) 13/20
b) 5/12

2) 82/20

3) a) gastou 3/6 do tanque de gasolina
b) 5/12 ou 10 horas do dia
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-06-17T01:09:16-03:00
1°)
a)
 \frac{2}{5} + \frac{1}{4} = \frac{8+5}{20} = \frac{13}{20}

 \frac{20}{20} - \frac{13}{20} = \frac{7}{20}   (foi o que sobrou)

b)
 \frac{1}{4} + \frac{1}{3} = \frac{3+4}{12} = \frac{7}{12}

 \frac{12}{12} - \frac{7}{12} = \frac{5}{12} (será ocupada pela escola)

2°)
se x=4
 \frac{x}{5} + \frac{3}{x} + \frac{1}{2} - \frac{41}{20}
 \frac{4}{5} + \frac{3}{4} + \frac{1}{2} - \frac{41}{20} =
 \frac{16+15+10-41}{20} = \frac{41-41}{20} =0

se x=1/2 e y=2/3
x+y-7/6=
 \frac{1}{2} + \frac{2}{3} - \frac{7}{6} = \frac{3+4-7}{6} =0
y-x+5/6
 \frac{2}{3} - \frac{1}{2} + \frac{5}{6} = \frac{4-3+5}{6} = \frac{6}{6} =1

3°)
a)
 \frac{2}{3} - \frac{1}{6} = \frac{4-1}{6} = \frac{3}{6} = \frac{1}{2}
b)
 \frac{1}{3} + \frac{1}{6} + \frac{1}{12} = \frac{4+2+1}{12} = \frac{7}{12}
 \frac{12}{12} - \frac{7}{12} = \frac{5}{12}   ( o que sobra para outras atividades)

2 5 2
Embolou um pouco, acho que dá para entender. Era muito grande.
ta tudo bem obrigado :)
Valeu!