Caiu na prova deste último bimestre a seguinte questão: "Qual a diferença entre mito e conceito?". Como resposta, dps de pensar mt, coloquei q não há diferença entre ambas as palavras, exceto a de seus significados; duas palavras diferentes, ambos os significados diferentes. Dps prossegui com a significação de "mito" e "conceito". Vcs acham q existe essa diferença? Se sim, qual?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T09:55:08-03:00
Certamente essa diferença existe, dependedo do ponto de vista de quem vê:
Mito vem da palavra mittus e significa  narrar, contar. Nessa proporção, o mito (até os dias de hoje) sugere explicar o que a ciência não responde . O que a ciência não responde pode ser considerado um conceito , do qual você vai se utilizar para tentar explicar a partir do mito.  Exemplo : O mito da Pandora, que vai levar em conta o conceito do surgimento das doenças, da esperança, dos defeitos humanos (nesse caso, a curiosidade).
Deu pra entender a diferença? Mito é uma narrativa e como toda narratica, é construída com base em um conceito, um assunto.

1 5 1
Véi, tu tá certo. Eu fui ignorante, '-'. Vlw pela resposta!
2014-06-17T21:10:38-03:00
Bom, na minha opnião Mito é alguma história ou alguma mentira contada pelas pessoas e ja conceito é a verdade sobre algo, ou então o significado de algo .. espero ter ajudado ;*