Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T12:49:43-03:00
O iluminismo foi um movimentos de idéias que abarcou diversos campos humanos,como a filosofia,as ciências,a política , a Economia,e o estudo da sociedade e da cultura em geral
e o despotismo é uma forma de governo na qual a única entidade governa com poder absoluto.
1 5 1
2014-06-17T13:02:20-03:00
Iluminismo foi uma ideologia que foi sendo desenvolvida e incorporada pela burguesia a partir das lutas revolucionárias do final do século xviii.
A burguesia se equipava com armas teóricas que serviriam para questionar o poder dos reis absolutistas, e assim criar uma nova ordem política e fomentaram organizações econômicas. 
influenciado por descartes, isaac newton. Mas somente com john Locke é que foram lançadas as bases da investigação das leis das sociedades, ele foi responsável pelos princípios da filosofia e política iluminista. Defendia os direitos fundamentais do homem : direito a vida, liberdade e propriedade. 
Século 18 ficou conhecido como século das luzes.

Voltaire, Montesquieu, Russeau...

criação de uma enciclopédia que divulgava conhecimentos e ideais iluministas

O iluminismo tinha por objetivo derrubar o antigo regime.

surgiram também ideais liberais -Adam Smith 

Despotismo esclarecido- No final dos séculos das luzes diversos reis absolutistas,  assessorados por seus "ministros esclarecidos", fizeram reformas de cunho iluminista. Essas reformas consistiam em atenuar as tensões entre monarcas e burguesia por meio da modernização incentivo a educação publica e criação de academias literárias e científicas. Ao mesmo tempo os reis buscavam garantir a sobrevivência do estado absolutista . Foi um movimento contraditório, os reis e nobres não queriam abrir mão de seus privilégios e total poder na política. O despotismo esclarecido foi bem aceito mas cedo ou mais a tarde, a burguesia iria exigir também mudanças políticas. 

O iluminismo influenciou os demais séculos inclusive os sistemas capitalistas e socialistas. Influenciou a revolução francesa e independência de vários países.  
despotismo é a forma de governo absolutista.