Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T14:48:31-03:00
O sistema nervoso é uma rede de comunicação muito intrincada, sendo difícil explaná-la em um texto pequeno como esse. Mas considere um estímulo mecânico recebido do ambiente, como uma cutucada, por exemplo.

No nosso organismo existem inúmeras células chamadas de mecanoceptores que percebem o estímulo e que o conduz até o sistema nervoso central (cérebro), onde este é decodificado, onde o cérebro reconhece que foi um cutucão. 

Digamos que por algum motivo, não gostamos da tal cutucada, e vamos revidar, então o nosso cérebro libera neuro transmissores chamados de acetil colina (fenda sináptica) que são os responsáveis pelas sinapses neuronais que vão se irradiar entre os neurônios até chegar no músculo (junção neuro-muscular)que vai realizar um trabalho, digamos, o braço ou a mão que irá revidar.

Na junção neuro-muscular, os neuro transmissores são liberados e vão estimular os canais de cálcio presente no interior das fibras musculares, onde se iniciará um novo evento, que por sinal muito bonito, que é a contração muscular, que se constitui numa cascata de eventos envolvendo várias proteínas, que tem suas conformações alteradas a custa da transformação da energia química do ATP, em energia mecânica do movimento, realização de um trabalho, que neste ceso, é o nosso revide, do nosso exemplo.

Vale lembrar ainda que, nas sinapses neuronais, foi ocultada o potencial de membrana do neurônio, de polarização e despolarização que envolve alguns íons como o sódio e potássio, bomba de Na/K , e que envolve também a bainha de mielina, tão importante na rápida condução dos impulsos nervosos.

3 5 3