O pulmão faz parte "diretamente" do sistema circulatório, bem como o coração do sistema respiratório. Explique o processo de ligação entre esses dois sistemas, e as etapas do início ao término de respiração e circulação.

Só responda quem realmente sabe.

2

Respostas

2014-06-17T14:04:27-03:00
O pulmão é inervado com muitos capilares sangüíneos que fazem as trocas gasosas, e o coração bombeia este sangue para o sistema respiratório para que as trocas gasosas ocorram, e este vão alimentar outras parte dos corpo. O sistema circulatório serve única e exclusivamente para levar os nutriente e os gases necessários ao metabolismo das diversas células do nosso corpo, e em relação aos gasos tudo inicia e termina no pulmão, de modo que o oxigênio difunde-se para os alvéolos e o dióxido de carbono é eliminado. O coração atua como energia para que o sistema respiratório funcione, de modo que faz com que o sangue venoso rico em CO2, chegue aos alvéolos absorva o O2 e elimine o CO2. Agora rico em O2 o sangue vai alimentar as diversas parte do nosso corpo.
1 2 1
A melhor resposta!
2014-06-17T14:11:56-03:00
O organismo trabalha em conjunto de modo que, em sua nutrição, além destes dois sistemas eu incluiria ainda o sistema digestório, pois a função do sistema cardio-respiratório é também de nutrir as células com os diferentes nutrientes advindos da digestão, que foram absorvidos lá no intestino delgado.

De qualquer modo, o sistema circulatório está intimamente ligado ao sistema respiratório, tanto é que, todo sangue que chega ao coração, pela veia cava vai primeiro ao pulmão (artéria pulmonar) para que ocorra a hematose, processo de troca gasosa que ocorre numa junção existente entre alvéolos e capilares sanguíneos. A hematose tem a função de trocar CO2 por O2, e quando isso ocorre, o sangue retorna ao coração, pela veia pulmonar, onde é bombeado pelo átrio esquerdo para os tecidos.
Lá nos tecidos, o sangue libera o oxigênio e os demais nutrientes e recolhe os produtos tóxicos, que serão dispensados tanto no rim como no pulmão novamente, fechando o ciclo.

Quando fazemos um exercício, ou nos encontramos em situação de estresse, como fome, medo, a frequência cardíaca ficará aumentada e carrega consigo a alteração da frequência respiratória, funcionando como um sistema acoplado e intimamente correlacionado.  

1 5 1
valeu, espero que tenha gostado.....
vlw regisfruits