Faça uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). A ordem, meus amigos, é a base do governo.
1) A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal.
2) A expressão meus amigos é aposto.
4) A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais.
8) é - verbo transitivo direto.
16) a base do governo é predicativo do objeto.
AJUDEM

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T15:37:47-03:00
A frase é: A ordem, meus amigos, é a base do governo.

Temos como sujeito = A ordem
Núcelo do sujeito = ordem
Aposto = meus amigos
Verbo de ligação = é
Predicativo = a base do governo

Logo temos:

1) A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal. Correta
2) A expressão meus amigos é aposto. Correta
4) A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais. Correta
8) é - verbo transitivo direto. Incorreta, é verbo de ligação
16) a base do governo é predicativo do objeto.
Incorreta, é predicativo do sujeito

Então a soma da questão é: 7

Posso estar enganado, português e, muito mais, análise sintática não é meu forte.
1 5 1
2014-06-17T17:01:42-03:00
Faça uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). A ordem, meus amigos, é a base do governo.
1) A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal. CORRETA
2) A expressão meus amigos é aposto. CORRETA
4) A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais. CORRETA
8) é - verbo transitivo direto.VERBO DE LIGAÇÃO - ERRADA
16) a base do governo é predicativo do objeto.
- ERRADA  (PREDICATIVO DO SUJEITO)
QUANDO SE TEM VERBO DE LIGAÇÃO NÃO SE TEM OBJETO, ESTÁ SEMPRE ACOMPANHADO DE PREDICATIVO DO SUJEITO. O VERBO DE LIGAÇÃO, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, SÓ SERVE PARA LIGAR O SUJEITO AO PREDICADO. O PREDICATIVO É SEMPRE UM ATRIBUTO DO SUJEITO