3. (IFSC) A Química pode ser definida como o ramo da ciência que estuda a matéria, suas transformações e a energia envolvida nessas transformações. Dessa forma, a Química está sempre presente em nosso dia a dia como, por exemplo, nos alimentos, no vestuário, nos medicamentos, na construção civil, e assim por diante. Sobre a ciência química e as diferentes formas de energia, assinale a alternativa correta:
a) No organismo de uma pessoa saudável, livre de qualquer tipo de contaminação, não é possível observar a ocorrência de fenômenos químicos.
b) A energia eólica, produzida pela transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica, é, atualmente, a principal fonte energética do Brasil.
c) O petróleo, uma das principais fontes energéticas do Brasil, é constituído por hidrocarbonetos, substâncias químicas formadas, principalmente, por elementos metálicos e que dificilmente sofrem reações de oxidação.
d) As ideias a respeito da existência do átomo ajudaram a consolidar a Química como ciência, cujo desenvolvimento possibilitou a criação de milhares de novos materiais.
e) Não se faz necessária a participação da sociedade em movimentos a favor da utilização de uma química que promova a coexistência harmoniosa entre o homem e o meio ambiente, pois isso é papel exclusivo dos químicos.

1

Respostas

2014-06-17T17:51:30-03:00
A) FALSA - Na boca, há a primeira "quebra" de amido (Ptialina), enquanto no estômago há a pepsina (são fenômenos químicos);
b) FALSA - A nossa principal fonte de energia são as hidrelétricas
c) FALSA - Não há elementos metálicos, e sim CARBONOS E HIDROGÊNIOS (Alcanos em sua maioria). Outra incongruência : se fossem metais, a oxidação seria facilitada. Metais oxidam com facilidade.
D) CORRETA
E) FALSA - A química verde é mais do que necessária em tempos de aquecimento global
1 5 1