Uma torre vertical de altura 14 metros é vista sob um angulo de 20ºuma torre vertical de altura 14 metros é vista sob um angulo de 20º por uma pessoa que se encontra a uma distancia x da sua base e cujos olhos estao no mesmo plano horizontal dessa base. determinar a distancia x

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-17T18:58:13-03:00
   Bem, os dados são:

h= 14 m
α= 20º
d= x m

→Como os olhos da pessoa estão no plano da base, a altura dessa pessoa é desprezível.
→A torre é vertical, logo, o ângulo que ela forma com o chão é reto.
→ Temos o cateto oposto e precisamos do adjacente à pessoa, tangente.

tg20\º=\frac{14}{x} \\ 0,364x=14 \\ x= \frac{14}{0,364} \\ \\  \boxed{x\approx38,46m}
2 5 2
2014-06-17T19:02:48-03:00
- Condiderando a tangente de 20º igual a 0,36.

tg 20º = 14/x => 0,36 = 14/x => x = 14/0,36 => x = 38,88888889 => x ≡ 38,89 m.
A distância x mede, aproximadamente, 38,89 m.
2 4 2