Respostas

2014-06-17T19:53:59-03:00
1. Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) - esta forma verbal representa o nome do verbo, como nos referimos a ele, ou seja, sem nenhuma conjugação. Podemos ter verbos da primeira, da segunda e da terceira conjugação, e a terminação do verbo indicará que ele está na forma nominal:terminados em AR - 1ª conjugaçãoterminados em ER - 2ª conjugaçãoterminados em IR - 3ª conjugaçãoO Infinitivo possui duas formas, o INFINITIVO IMPESSOAL e o INFINITIVO PESSOAL. No primeiro caso o processo verbal não se relaciona a nenhum sujeito, ou seja, fala-se da ação por ela mesma. Já no segundo caso existe um sujeito envolvido na ação, o que a torna pessoal. Vejamos exemplos dos dois casos:Infinitivo Impessoal:Trouxe algumas tarefas para fazer.Infinitivo Pessoal:Trouxe algumas tarefas para eles fazerem.2. Gerúndio (amando, fazendo, partindo, comemorando, pondo, sendo, indo) - indica uma noção de continuidade da ação verbal, e costuma ser reconhecida pela terminação -ndo. Pode ser utilizada em qualquer tempo verbal, e em muitos casos vem acompanhado de um verbo auxiliar.Exemplos:Fazendo tudo com calma conseguiremos concluir ainda hoje.Estiveram investigando minha casa estes dias.3. Particípio (amado, feito, partido, comemorado, posto, sido, ido) - indica uma noção de finalização, conclusão da ação verbal e possui para a grande maioria dos verbos as terminações ADO ou IDO. Quando está sendo utilizado como um adjetivo, pode ser flexionado em gênero e número (ADA, ADAS, IDA, IDAS).Exemplos:Ele estava apaixonado pela sua melhor amiga.Ela estava apaixonada pelo seu melhor amigo.Terminado o julgamento, o réu foi absolvido.Eu não teria chegado na hora se não fosse por você. 
A melhor resposta!
2014-06-17T19:55:23-03:00
Oi tudo bem? Em resumo:

Particípio: ajudado
Gerúndio: ajudando
Infinitivo: ajudar
1 5 1
Obrigada me ajudou muito !!!! Eu meio que péssima com verbo
;)
^.^