O casal focalizado abaixo, ele de olhos negros e ela de olhos azuis, tO casal focalizado abaixo, ele de olhos negros e ela de olhos azuis, teve uma filha de olhos azuis(caráte condicionado por um gene recessivo “a”). O casal deseja ter outro filho (ou filha). A probabilidade desta segunda criança vir a ter olhos azuis de

a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75
e) 100%


A ALTERNATIVA B,É A CORRETA

1

Respostas

2013-07-15T07:57:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Brena, 

Do ponto de vista genético, as características que determinam a cor azul dos olhos são recessivas, desse modo, seriam aa.

Já os genes de olhos negros são dominantes, de modo que temos o fenótipo, mas não o genótipo, Pois, o genótipo do homem poderia ser NC (gene para olhos negros, com recessivo para castanho); NN (os dois para a cor negra); Nv (Negro - verdes); e Na.

Considerando a informação de que a primeira filha tinha olhos azuis, isso só seria possível se o homem for heterozigoto, ou seja, tenha o gene dominante para olhos negros e outro recessivo para a cor azul.

Fazendo o cruzamento, temos 

 H
o
m
e
m
        Mulher       a                a

N                        Na              Na
a                        aa              aa

Logo, a possibilidade de nascer uma criança com olhos azuis (aa) é de 1/2 ou 50%.

Já que a primeira nasceu com olhos azuis, a probabilidade da segunda criança também nascer com essa característica será a probabilidade da primeira vezes a probabilidade da segunda.

Logo: 1   X     = 1 , ou seja, a probabilidade é de 25%.
          2         2      4

A resposta, portanto, é a letra B.