Foi montado um palco (BC) de 6m de comprimento em uma praça circular. A distância do palco até o centro (A) da praça é de 4m, conforme mostra a figura a seguir:

(FIGURA EM ANEXO)

O comprimento da circunferência que representa o contorno da praça é, em metros, igual a:
(considere pi=3,14)

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-15T00:28:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Se ligamos os pontos A e C vamos obter um triângulo retângulo cujas medidas são:
AD=4
CD=3 (metade de BC)
Dai podemos calcular, usando-se o Teorema de Pitágoras a medida do segmento AC que é o raio da circunferência:
AC^2=CD^2+AD^2=9+16=25 \rightarrow AC=5=r

O comprimento de um a circunferência de raio 5 é:

C=2\cdot \pi \cdot r=2\cdot \pi \cdot 5=10 \pi =31,4m
3 5 3
2013-07-15T00:53:59-03:00
Usando Pitágoras temos:
a² = 4² + 3²
a² = 16 + 9
a² = 25
a = 5

C = 2 * pi * r 
C = 2 * 3,14 * 5
C = 31,4 m
3 5 3