Elias vende jornais na feira livre dos fins de semana. Por cada exemplar vendido de O Clarim, ele recebe decomissão R$ 0,55 e por cada exemplar vendido de A Trombeta ele recebe R$ 0,65. Em um fim de semanaElias recebeu um total de R$ 75,10 pela venda dos jornais. Se ele vendeu 10 exemplares a mais de O Clarim,conclui-se que o número de exemplares de A Trombeta que Elias vendeu nesse fim de semana foi:
a) 52
b) 54
c) 56
d) 58


2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-18T03:15:37-03:00
X = número de exemplares vendidos de “A Trombeta”
X + 10 = número de exemplares vendidos de “O Clarim”
0,65 . X + 0,55 . (X + 10) = 75,10
0,65X + 0,55X + 5,5 = 75,10
1,2X + 5,5 = 75,10
1,2X = 69,6
X = 58
Nesse fim de semana, Elias vendeu 58 exemplares de “A Trombeta” e 68 de “O Clarim”. Resposta: LETRA D
1 5 1
2014-06-18T03:21:54-03:00
Clarim                                                     A trobeta
f de x = 0,55x                                                f de x = 0,65x 
(x + 10)                                                                       x
 0,55x 5,5 + 0,65x = 75,10                                        f0i vendido 58 deste livro      
x = 58   
foi vendido 68 deste livro