Um prêmio de R$ 5.425,00 foi dividido entre três apostadores: Adriano, Benito e Cláudio. Adriano ficou com1/ 5 a mais do que Benito, e Cláudio com 5 /12 a mais do que Benito. O valor que Cláudio recebeu foi:
a) R$ 2.125,00
b) R$ 2.045,00
c) R$ 1.800,00
d) R$ 1.500,00

2

Respostas

2014-06-18T01:34:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A = 1b/5
B = b
C = 5b/12 
ai soma tudo da 3,6b
 3,6b = 5425
b = 1507
C = 5 x 1507 / 12
que da aproximado 2124,87
A melhor resposta!
2014-06-18T01:42:43-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Parte do Adriano: x
Parte do Benito: y
Parte do Cláudio: z

x + y + z = 5425
______________

Adriano ficou com 1/5 a mais que Benito:

x=y+(y/5)

Cláudio ficou com 5/12 a mais que Benito:

z=y+(5y/12)
____

x+y+z=5425\\y+(y/5)+y+y+(5y/12)=5425\\3y+(y/5)+(5y/12)=5425

O m.m.c entre 5 e 12 é 60. Multiplicando todos os membros da equação por 60:

60.3y+60(y/5)+60(5y/12)=60.5425\\180y+12y+5.5y=60.5425\\192y+25y=60.5425\\217y=60.5425\\1y=60.25\\y=1500

z=y+(5y/12)\\z=1500+(5.1500/12)\\z=1500+5.125\\z=1500+625\\z=2125

Letra A
1 5 1