Respostas

2014-06-18T03:06:20-03:00
1) No Direito, alienação significa “ato de transferência de posse ou direito de propriedade para outro (pessoa física ou jurídica por meio de doação ou venda”. Já na Filosofia, significa “ato de ‘impor’ uma ‘essência’ sobre alguém”. A Sociologia, por sua vez, encara como “ato de estar alheio à vida social, deixar-se ser conduzido por outros”.
2) Ideologia é o conjunto de ideias de uma pessoa ou de um grupo.
3)
- Alienador ou alienante é aquele que, consciente ou inconscientemente, “tem o poder”, controla (como quem controla marionetes, já que alienados não agem por si).
- Ser diferente é não seguir padrões ou convenções. Por exemplo: a “convenção” diz que você não pode comer sentado na mesa literalmente; você é diferente se optar por fazer o contrário do “certo”. Algo, digamos, mais próximo da realidade é declarar-se homossexual; o “correto” seria ser heterossexual (só para deixar claro, EU não penso assim), mas muitos são homossexuais, divergem do padrão.
4) Ter uma ideologia é seguir um conjunto de ideias. Por exemplo: alguém que é feminista segue os princípios feministas, ou seja, não julga as mulheres por pegarem vários caras em uma noite, por beberem muito, por usarem roupas curtas, e por aí vai.