Um carro esta viajando numa estrada retilineo a velocidade de 72km/h.vendo adiante um congestio-namento no trânsito,o motorista aplica os freios durante 2,5s e reduz a velocidade para 54km/h,suponto que a aceleração é constante o periodo de aplicação dos freios calcule o seu modulo,em m/s²

a)1,0
b)1,5
c)2,0
d)2,5
c)3,0

2
todos os valores dos itens estão positivos?
não pq eu não coloquei
ah entao esta explicado, meu calculo dava a acelerção negativa, mas suas respostas estavam positivas, ok entao.
me ajuda nessa pf um veículo em movimento sofre uma desaceleração uniforme, em uma pista reta parar.sabendo-se que , nos 81m de seu deslocamento,a sua velocidade diminui de 9m/s para zero,calcule o modulo da desaceleração imposta ao veiculo em m/s²
Escreverei a resposta junto a outra...

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-18T11:34:30-03:00
Pelo SI
72km/h---> 20m/s
54km/h---> 15m/s

Então aplicando a função horária da velocidade:

V=Vo+at
15=20-2,5a
-2,5a=20-15
-2,5a=5
a=5/-2,5
a= -2,0m/s²
 
2) Usando Torricelli
V²=Vo²+2a×ΔS
0²=9²+2ax81
81-162a
-162a=81
a=81/-164
a= -0,5m/s²
3 5 3
  • Usuário do Brainly
2014-06-18T11:37:33-03:00
Bom dia!

Temos:

Vo= 72 km/h ⇒ 20 m/s

V= 54 km/h ⇒ 15 m/s
ΔT= 2,5 s
a=?

Calculando aceleração escalar média:

a= ΔV÷ΔT
a= 15-20÷2,5
a= -5÷2,5
a= -2 m/s²