Por que a distribuição eletrônica do Fe é 2 8 14 2 ?

No meu livro de química diz o seguinte :
Se ao realizar a distribuição eletrônica se verificar que na última camada eletrônica permanece uma quantidade de eletrons entre 8 e 18, deve-se deixar 8 eletrons nessa camada e passar os outros pra seguinte.

A distribuição eletrônica do Fe não teria de ser algo tipo 2 8 8 8 ? Eu estou deixando passar alguma coisa ?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-19T10:05:07-03:00
Eh importante que voce nao confunda o nivel (camada) com o subnivel, que no caso sao os subniveis s, p, d e f, que estao presentes no diagrama da distribuicao eletronica.

Os subniveis 
s = maximo de 2 eletrons 
p = maximo de 6 eletrons 
d = maximo de 10 eletrons 
f = maximo de 14 eletrons 

A distribuicao do ferro eh 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6, portanto cada camada, fica realmente com o numero de eletrons que voce mencionou anteriormente.
camada 1 = 2 eletrons 
camada 2 = 8 eletrons
camada 3 = 14 eletrons 
camada 4 = 2 eletrons 

E quanto ao trecho do seu livro de quimica, creio que ele se refere aos eletrons presentes apenas na camada 2, que possui os subniveis s e p, e ao somarmos seus eletrons temos como numero maximo 8.. dai o fato de termos de passar para a camada seguinte..

espero ter ajudado

1 5 1
Ainda não estudei os subniveis, vou dar uma olhada neles .
  • Usuário do Brainly
2014-06-19T11:14:23-03:00
Camada 1 = 2 eletrons camada 2 = 8 eletronscamada 3 = 14 eletrons camada 4 = 2 eletrons