Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-06-19T12:20:52-03:00
Átomo B: Z = 64. Fiz o cálculo no papel.
A melhor resposta!
2014-06-19T13:45:51-03:00
Vamos por partes:

Isótonos são átomos com o mesmo número de nêutrons.
Isótopos são átomos com o mesmo número de prótons.
Isóbaros são átomos com o mesmo número de massa.

Número atômico = número de prótons.
Número de massa = soma de número de prótons + número de nêutrons.

Então:

A possui número atômico igual 50, e número de massa igual 110. Então ele terá 60 nêutrons (110 - 50 = 60).
C possui 94 nêutrons e é isótopo de A, então C possui número atômico igual 50. Para saber seu número de massa basta somar: 94 + 50 = 144 de massa.
B é isóbaro de C, então ele tem o mesmo número de massa de C, que é igual a 144. E ele possui o mesmo número de nêutrons de A, que é igual a 60.

Para saber seu número atômico, basta retirar do número de massa a quantidade de nêutrons, então: 144 - 60 = 84. 

B possui número atômico igual a 84.
1 5 1