Respostas

2013-07-15T17:50:53-03:00
A primeira coisa é o coeficiente de dilatação

Linear (em metros)= alpha
Superficial ( em metros quadrados) = beta
Volumetrica ( em metros cúbicos) = gama


gama = 3 alpha
beta = 2 alpha

Ai temos a formula:

L - Lo = Lo * beta * /\t

L= comprimento final

Lo=comprimento final

beta = coeficiente de dilatação superficial

/\t = variação da temperatura em °C

L - Lo = /\L

A formula final fica:

***********************
/\L = Lo * beta * /\t
***********************
1 1 1
A melhor resposta!
2013-07-15T18:07:54-03:00
Só complementando a resposta do caro pjfaria.

Você deve saber que os objetos estão expostos a uma dilatação devido ao calor recebido,o que é claramente percebido nos metais,seja nos trilhos de trem,aquecendo bastante uma colher ou até mesmo esquentando o ar de um balão.

Por isso,existem brechas nos blocos de concreto utilizados em uma construção ou nos trilhos de um trem,para que quando ocorra o aquecimento,o objeto tenha um espaço mínimo para ter essa dilatação e possa voltar ao normal

A partir daí,você pensar em 3 objetos: um fio de arame,uma caixa e uma bola.
A dilatação linear ocorre somente em uma dimensão,como se você esquentasse
 um fio de arame no fogo até ele ficar vermelho(incandescente);na dilatação superficial ocorre dilatação em duas dimensões,como se você esquentasse dois lados de uma caixa(área) e na dilatação volumétrica,ocorre uma dilatação em 3 dimensões,como se você esquentasse uma bola e visse ela aumentar de tamanho.

Quando tiver uma questão de prova,tente imaginar esses 3 objetos e comparar.Dependendo da conclusão que chegar,pode usar a  fórmula dada pelo pjfaria(caso seja uma dilatação superficial).
2 5 2