8. (UEL PR - Vestibular 2008 - 2ª FASE) Ana possui olhos amendoados e cílios compridos e um charmoso "furinho" no queixo, que deixam o seu rosto bastante atraente. Estas características fenotípicas são as mesmas da sua mãe. Já o seu pai tem olhos arredondados, cílios curtos e não tem "furinho" no queixo. Ana está grávida e o pai da criança possui olhos arredondados, cílios curtos e com um "furinho" no queixo. Estas características são controladas por genes com segregação independente. Os alelos dominantes: A controla o formato de olhos amendoados, C os cílios compridos e F a ausência do "furinho".
Qual é o genótipo da Ana e a probabilidade de que ela tenha uma filha com olhos arredondados, cílios compridos e "furinho" no queixo?
[Aa Cc ff x aa cc ff ]
como resolve isso..?!

1

Respostas

2014-06-19T16:26:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vixx, vamos passo a passo:

Com o exercício temos os dados:
A: olhos amendoados.
a: olhos arredondados.
C: cílios compridos.
c: cílios curtos.
F: sem furinho no queixo.
f: com furinho no queixo.

Sabemos que o pai de Ana possui o genótipo: aa cc ff (todos recessivos).
Então Ana irá herdar no mínimo um desses genes do pai.
Ana possui todas as características dominantes, exceto o furinho no queixo, que é recessiva.
Então ela será: Ax Cx ff (não sabemos ainda os valores de x).
Porém como eu disse ali em cima ela herdará os genes recessivos do pai, então concluímos que o genótipo de Ana será: Aa Cc ff.

Agora devemos fazer o cruzamento de Ana com seu marido, que segundo o exercício, possui todos os genes recessivos também: aa cc ff.

É necessário fazer o cruzamento dos genes de cada característica separada, primeiro faremos com os olhos:

Aa x aa = Aa, Aa, aa, aa (para nascer com olhos arredondados a criança precisará ser aa, então a probabilidade é 50%, ou 1/2).

Com os cílios:

Cc x cc = Cc, Cc, cc, cc (para nascer com cílios compridos a criança precisará ser CC ou Cc, então a probabilidade é 50%, ou 1/2).

Com o furinho no queixo:

ff x ff = ff, ff, ff, ff (100% de chances de nascer com o furinho, ou 1).

Probabilidade da criança ser menina: 50% (ou 1/2).

Agora, basta resolver os cálculos de probabilidade seguindo as regras de estatística. Nesse caso como a criança precisa ter olhos arredondados E cílios compridos E furinho no queixo E ser menina, utilizaremos a "regra do E", que nada mais é do que você obter o produto dos valores das probabilidades: (1/2 chances de ter olhos arredondados) x (1/2 chances de ter cílios compridos) x (1 chance de ter furinho no queixo) x (1/2 chances de ser menina):

1/2 x 1/2 x 1/2 x 1 = 1/8.
11 3 11