Leia o texto abaixo, sobre variações linguísticas, para responder a questão:
``Os usuários de uma língua é que determina a forma como ela é utilizada. A língua falada no tempo de nossos avós, por exemplo, é diferente da maneira como hoje falamos. Por outro lado, nós temos expressões, gírias e sotaque diferentes dos de outras regiões do país do país e vice versa. Essa variedade linguística é reflexo da variedade cultural dos falantes da língua. Observe que, conforme o prestigio social do grupo dominante, sua modalidade linguística acaba sendo considerada ´´padrão`` e expressão de poder, o que não significa que seja a única linguagem correta; ela é uma variante da língua. Conforme a situação em que nos encontramos - em ambiente profissional, em grupo familiar ou de amigos - usamos variantes da língua. Ela difere conforme o grupo social a que pertencemos; há gírias especificas dos surfistas, dos locutores de futebol, dos diferentes grupos profissionais (cientistas, médicos, professores, etc.). À escola cabe rejeitar preconceitos em relação à diversidade linguísticas dos alunos, auxiliando-os a perceber que a forma mais adequada do uso da língua depende do contexto em que é utilizada. Em casa, ambiente informal, um professor, por exemplo, poderá falar de forma descontraída, com gírias e deslizes de português, como em ``A turma na sala, hoje, fizeram bagunça``. Em ambiente profissional, no entanto, deverá empregar a norma culta padrão da língua, mas sem pedantismo``.
1. A leitura do texto permite concluir que
a) o que determina a forma mais correta de falar é o contexto em que a língua é empregado.
b) no Brasil fala-se uma só língua, com dialetos diferentes, que variam de região pra região.
c) para que a conversa fique mais descontraida, ao se dirigir ao diretor escolar, por exemplo, o aluno poderá empregar gírias.
d) o falante deve escolher, dentre as variações linguísticas, a que melhor expressa seu estado de espirito, no momento da comunicação.

1

Respostas

2014-06-19T15:56:00-03:00
De acordo com o texto a resposta é:
A)

ESTOU TB PRECISSANDO DA RESPOSTA DESSE TEXXO. OBRIGADO