A geometria das moléculas pode ser prevista a partir do Modelo de Par de Elétrons. Analise a veracidade das sentenças a seguir sobre a geometria das moléculas.
I. As moléculas biotômicas apresentam geometria linear.
II. As moléculas nas quais existem 2 ou 3 pares de elétrons em torno do átomo central apresentam geometria trigonal plana.
III. As moléculas nas quais existem 3 pares de elétrons em torno do átomo central, sendo um par desemparelhado, apresentam geometria angular.
IV. As moléculas nas quais existem 4 pares de elétrons em torno do átomo central apresentam geometria tetraédrica.

2

Respostas

2014-06-19T23:01:19-03:00
Não me recordo de nenhuma molécula biotômica.
ll, lll e a lV
A melhor resposta!
2014-06-19T23:14:32-03:00
I - falsa, pois, para a cadeia ser linear deve ser estabelecida por moléculas diatômicas ou triatômicas que não possuem eletrons livres

II- falsa, pois a trigonal plana é estabelecida por moléculas tetratômicas que possuem 3 vetores de ligações e não possuem elétrons livres no atomo central como ele diz 2 ou 3,anula a questão... Pois necessita de 3

III- verdadeira, pois para ser angular dever ser triatômicas e possuir 2 vetores de ligação 

IV - verdadeira, pois possui 4 vetores de ligação 
1 5 1