Marcos pretende montar uma lan house e precisou comprar computadores e mobiliário com R$ 20.000,00 que tinha na poupança. Depois de pesquisa de mercado, identificou que o valor gasto com computadores equivaleu a sete terços do valor utilizado para a compra do mobiliário. O valor gasto por Marcos na compra de computadores para montar a lan house foi de

2
blz
nao to consegundo postar a resposta ta dando erro no cel..

Respostas

2014-06-20T00:44:05-03:00
20000=7x+x
            3
3*20000=8x
60000=x
   8
7500=x

7500 reais foram gastos com computadores

Espero ajudar (:
A melhor resposta!
2014-06-20T01:51:09-03:00
Vamos tomar por "X" o valor gasto no mobiliário, logo, se o valor gasto em computadores equivale a sete terços do valor gasto no mobiliário; o gasto dos computadores equivale a \frac{7x}{3}. com todos os elementos necessários para equação vamos montá-la:

x+\frac{7x}{3}=20.000,00\\\\\frac{3x+7x}{3}=20.000,00\\\\10x=20.000,00*3\\\\10x=60.000,00\\\\x=\frac{60.000,00}{10}=> \boxed{x=6.000,00}

Bom, já sabemos que X = 6.000,00, no entanto queremos saber o valor gasto somente com computadores, que é igual a sete terços de "X". logo:

C=\frac{7x}{3}=> \frac{7*6000}{3}=\frac{42.000}{3}=>\boxed{\boxed{\boxed{C=R\$\ 14.000,00}}}

Logo o gasto com os computadores foi de R$ 14.000,00.
Espero ter ajudado, marque a melhor resposta. :)

1 5 1