Em 1928 aconteceu um incidentes da medicina. Alexander Fleming, um médico e bacteriologista escocês estava fazendo pesquisas com culturas de bactérias. Ao sair de férias (e sem querer) Fleming acabou esquecendo algumas placas com microrganismos em seu laboratório. Suas amostras de bactérias foram contaminadas com um fungo Penicillium chrysogenum e ao redor do fungo do pão não havia mais bactérias! O que ele fez então, foi comprovar o efeito bactericida do fungo do gênero Penicillium. Com isso, acabava de surgir a Penicilina, importantíssimo antibiótico que revolucionou a medicina.

O que Fleming fez e lhe rendeu um prêmio Nobel de Medicina foi mostrar a relação causal entre o fungo e as bactérias. Quando os fungos entravam as bactérias morriam. Assim, Fleming não ajudou apenas a explicar apenas as leis que regiam fungos e bactérias, ele ajudou a explicar o que é determinismo e causalidade. Os fungos de Fleming são um exemplo de determinismo –eles fizeram o que estava determinado a fazerem.



Com base no texto e na web aula assinale a alternativa correta que contempla o conceito de determinismo.

1

Respostas

2014-06-20T13:33:45-03:00
Bom, você não colocou as alternativas, mas marque a que disser algo parecido:
Determinismo é um princípio que diz que tudo no universo está totalmente predeterminado pela natureza, até a vontade humana. Segundo este princípio a liberdade é uma ilusão.