Um vendedor recebe mensalmente um salario composto de duas partes :uma parte fixa, no valor de RS1.000,00 e uma parte variavel que corresponde a uma comissao de 18% do total de vendas que ele fez durante o mes.

A: Expressar a funçao que represente seu salario mensal.

B: Calcular o salario do vendedor durante um mes, sabendo-se que vendeu RS10.000,00 em produtos.

2

Respostas

2014-06-20T17:45:34-03:00
A)  y = 1000,00 + x

obs: y é o meu salario que é igual a 1000,00 + a minha comissão que é x ,pois tenho que descobrir quanto será em cima do valor vendido.

B)  Vendi 10.000,00 e ganhei 18% para saber este valor é só eu transformar a minha porcentagem em um numero decimal 18 dividido por 100
18 : 100 = 0,18

Agora pego o valor das minhas vendas e multiplico pela minha porcentagem já transformada:
10.000,00 x 0,18 = 1.800,00

Ou seja achei minha incognita :

y = 1000,00 + x
y = 1000,00 + 1800,00
y = 2800,00

O sálario deste mês será R$ 2.800,00 

Espero ter ajudado. 
Bons estudos!!!

1 5 1
Muitooooo Obrigaduuuuh Ajudouuu Muito mesmo...''
por nada.
A melhor resposta!
2014-06-20T19:08:54-03:00
A: f(x)= 1000 + 0,18x
B: S= 1000 + 0,18.10000
    S= 1000 + 1.800
    S= R$2.800,00
1 5 1