Respostas

2014-06-20T23:03:08-03:00
Minha idade- x
Idade da minha filha- y
X+y=72
X+3=2y
Se x+y=72
X=72-y
Aí é só vc substituir na segunda expressão:
72-y+3=2y
-3y=-75(-1)
3y=75
Y= 25
Y=idade da filha=25
X+25=72
X=72-25
X=47
Mãe:47
Filha:25

Ta aí, bem explicado
Espero ter ajudado, e não se confunda, a conta abaixo está errada. A minha está certa!
A melhor resposta!
2014-06-20T23:03:38-03:00
X+y:72
x: 72-y

x + 3 = 2(y + 3) 
x + 3 = 2y + 6 

Substitui-se "x" por 72-y...Vai ficar assim...
72 - y + 3 = 2y + 6 
72 + 3 - 6 = 2y + y 
69 = 3y 
y = 69/3 
y:23 anos tem a filha

Agora, para descobrir qual é a minha idade, subtrai-se a idade das duas no total pela idade da filha..
A resposta final será: 49 anos.
49 anos é a minha idade..
Muito Obrigado!
1 5 1
pois daqui a 3 anos o da mãe será 2 vezes o da filha
se o da mãe é 49, 49+3=52
e o dobro da filha é 46
52 é diferente de 46
Confere!!