Em uma pesquisa sobre produtos chocolate e caramelo , foram entrevistadas X pessoas, das quais descobriu - se que : 40 consomem o produto chocolate, 27 consomem caramelos , 15 consomem os dois e 20 nenhum, determine o número X de pessoas que foram entrevistadas.
Obs: Resolução

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-21T15:37:42-03:00
__chocolate__
|                   |                                       
|     25     ___|__caramelo        
|_______| 15_|         |
             |                |
             |____12___|    20 (Não gostam de nenhum)

Esses Exercícios são resolvidos pelos diagramas de Venn
A dica é sempre começar de dentro pra fora e ir Subtraindo...

Por exemplo : 15 gostam dos dois...então colocamos ele na intersecção.
   
                     40 gostam de chocolate, mas ja tem 15 então temos que 25 gostam apenas de chocolate
                    
                    27 gostam de caramelo, mas ja temos 15 então temos que apenas 12 gostam apenas de caramelo.
 
                 e 20 não entram em nenhum diagrama. 

Logo: X = 25 + 15 + 12 + 20 = 72



2 5 2
2014-06-21T15:39:19-03:00
Se 15 consomem chocolate e caramelo.     20 nao consome nem um nem outro
40 - 15 = 25 so chocolate
27 -15 = 12 = so caramelo
25 + 12 + 15 + 20 = 72
1 1 1