Identifique as figuras de linguagem nos seguintes trechos de alguns dos poemas de Stela Oliveira:
a) "[...] De viver um grande amor
Com a pessoa certa,
Mas na hora errada.
Velhos amores,
Novas histórias.[...]" (Setembro)

b)"[...] Meu Deus! Estou tendo outra alucinação
Se sentar eu apodreço! [...]" (Não há razão)

c)"[...] Que loucura inebriante
Fez nascer tão triste flor." (Triste flor)

d)"[...] Fico preso ao meu lar.
Nem posso respirar!" (Solidão)

e)"[...] Congelando minhas memórias,
Escondendo o meu dever. [...]" (Frio)

f) "[...] Deixar meus sonhos pela guerra?
Sonhar com as pessoas que amo
É melhor que vê-las
Indo para debaixo da terra." (Acordar)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-21T16:27:37-03:00
A) antítese- certa/errada,velhos/novas,palavras opostas.
b) hipérbole-exagero
c) personificação-"fez nascer tão triste flor",dá características humanas a seres inanimados.
d) hipérbole-exagero
e) eufemismo
f ) eufemismo-uso de palavras suaves para falr coisas desagradáveis.
1 5 1
2014-06-21T16:32:01-03:00
A)antítese
b)hipérbole
c)personificação
d)hipérbole
e)eufemismo
espero ter li ajudado.