Respostas

2014-06-21T16:40:51-03:00
Métáfora; é uma figura de linguagem que faz comparações, produzindo sentido figurado. No caso "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" Cigana oblíqua e dissimulada - mostra exatamente o sentido figurado das palavras.
1 5 1
Em olhos de ressaca, imagino olhos tão perturbadores como a visão dobmar em ressaca.
Já o oblíqua e dissimulada, em relação a cigana, não é comparação, é característica. Em relação aos olhos é que eu não sei :(
Olhos de ressaca, está comparando os olhos de alguém que está com ressaca, aqueles olhos meio "quebrados", "sonolentos". Se for falar em ressaca do mar estaremos falando em movimentos diferentes das ondas do mar. Portanto em qualquer sentido há uma metáfora.
Ressaca nesse caso se refere ao mar.
É que eu não li o livro, não conheço.
2014-06-21T16:49:26-03:00
A metáfora é uma forma de comparação,sem a conjunção "como",uma comparação mental e,nesse trecho,existe uma comparação entre os olhos de Capitu com o mar,quando diz "olhos de ressaca",e também,a comparação com os olhos de uma cigana,que é um olhar dissimulado,que tenta enganar,insinuar,é um olhar malicioso.
É uma metáfora.
O olhar de Capitu é o mais devastador da literatura brasileira! Isso eu entendo. Chato é ter que classificar com base na gramática :)
Sim,é complicado!!Mas a forma como os olhos de Capitu são detalhadamente descritos,dá para se ter uma perfeita noção de como seriam...belíssimos!!!