Alguém poderia me explicar a diferença entre: embaixo e debaixo ?
Não tenho encontrado consenso entre as explicações.
Exemplos:

EMBAIXO - Advérbio de lugar, indica movimento e pode ser substituído por sob.
Mas não é o que diz a frase usada como exemplo:

O depósito fica embaixo do edifício.

Adv. lugar - ok
Indica movimento - não
Substituir por sob - ok

DEBAIXO-
locução prepositiva, indica falta de movimento.

Ela passou debaixo da porta. Indica movimento.

Escondeu o papel debaixo do braço
Escondeu o papel onde? debaixo do braço - advérbio de lugar


2

Respostas

2014-06-22T10:12:28-03:00
Bom dia!!
Debaixo significa "em posição inferior, porém na mesma direção, vertical". Exemplo:
"O chinelo está debaixo da cama".
Embaixo quer dizer "em posição inferior, porém no sentido figurado da palavra". Exemplo: "Ela está embaixo, no primeiro andar do prédio".
Em alguns casos, essas duas palavras são usadas como sinônimas, exemplo: "O jornal está embaixo/debaixo da almofada". 
Bons estudos!!
A melhor resposta!
2014-06-22T10:20:48-03:00
De forma simples:
Debaixo - no caso de ação.
Embaixo - no caso de estado.

1 5 1
Você ficou confusa porque a fonte que utilizou trocou os conceitos.