Respostas

2014-06-22T16:15:58-03:00
NUMERO = X
4 /5 DE X + 36  = 2X - 6
4 /5 DE X + 36 = 4X + 144 /5
4X+144 /5 = 2X -6       MMC = 5
4X + 144 = 10X - 30
4X - 10X = - 30 - 144
- 6X = - 174
X = 29
tinha q dar entre 11, 12, 13, 14, 15, mas obrigada mesmo assim
esqueci de somar o 2 e o = 11 desculpe
A melhor resposta!
2014-06-22T16:28:38-03:00
Vamos considerar o numero como = a variavel x

4/5(x + 36) = 2x - 6 
4/5x + 144/5 = 2x - 6 (Fazendo o MMC, temos que o MMC = 5) 
4x + 144 = 10x - 30 
-10x + 4x = - 30 - 144 
-6x = -174 
6x = 174 
x = 174/6 
x = 29

Logo o numero é 29. O exercicio pediu a soma dos algarismos, logo 2+9 = 11 
Resposta Letra A.
1 5 1