Luiz Marcushi afirma que o trabalho com genêros textuais é essêncial para o professor de Língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental.Segundo o autor é importante que o professor conheça com profundidade cada gênero,a fim de que possa explorar com os alunos as características dos textos em seus usos cotidianos,desenvolvendo as habilidades e as competências necessárias para as práticas sociais da linguagem.
Tal perspectiva se opõe a tradição do ensino da língua até os anos de 1970,quando seu ensino e sua aprendizagem eram pautados na gramática normativa e nos usos acadêmicos da linguagem.Diversos foram os pesquisadores que evidenciaram a necessidade de mudar essa prática das escolas.A perspectiva de Marcuschi não é,portanto,nova,se pensada dentro desse contexto mais amplo.Ocorre que a escola resiste em transformar suas práticas pedagógicas.
As pesquisas de MARCUSCHI vão ao encontro dos parametros curriculares nacionais,porque privilegia:
a)Uma concepção de linguagem baseada nos seus usos sociais.
b)A linguagem acadêmica dentro do s âmbitos escolares.
c)A linguagem escrita em detrimento da linguagem oral.
d)Uma concepção de linguagem baseada na gramática normativa.

1

Respostas

2014-06-22T19:44:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Ensino da linguagem baseada em seus usos sociais.
1 5 1