Dois corpos, A e B, com massas iguais e a temperaturas tA = 50 oC e tB = 10 oC, são colocados em contato até atingirem a temperatura de equilíbrio. O calor específico de A é o triplo do de B.Se os dois corpos estão isolados termicamente, a temperatura de equilíbrio é: ?

o meu resultado está dando 70ºc, mas não é essa a resposta =/;

2
o resultado deu 40ºC, mas não tem essa alternativa e nem 70ºC.... =/
Achei 40 ºC. Não tem gabarito com esta resposta não?

Respostas

2014-06-22T21:43:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Certo, acho que é isso: use a formula Q=mcΔT
ma=mb
Tfa=Tfb ( ta em equilibrio, as temperaturas finais são iguais)
Ca=3Cb


ma·Ca·ΔTa+mb·Cb·ΔTb=0
corta as massas, pq são iguais
3Cb·(Tfa-50)+Cb·(Tfb-10)=0 ( ΔT é a temperatura final menos a inicial. mas as finais são iguais, e eu vou chamar ela de T')
então:
3Cb·(T'-50)+Cb·(T'-10)=0
corta o Cb
3T'-150+T'-10=0
4T'=160
T'=40°C

espero que seja isso >.<
na minha primeira tentativa deu 70º, mas posteriormente deu 40º, mas o meu livro teima em dizer que 37ºc D:
.-.
pois é =/
mas o que está errado na minha conta?
no sinal, o certo seria 150+10= que daria 160 ^:)
A melhor resposta!
2014-06-22T21:45:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Corpo B:

m_{b}=m\\c_{b}=c\\\Delta\theta_{b}=\theta_{b(final)}-\theta_{b(inicial)}=x-10\ºC

Corpo A:

m_{a}=m\\c_{a}=3*c_{b}=3c\\\Delta\theta_{a}=\theta_{a(final)}-\theta_{a(inicial)}=x-50\ºC

Como os corpos são isolados termicamente:

Q_{a}+Q_{b}=0\\m_{a}*c_{a}*\Delta\theta_{a}+m_{b}*c_{b}*\Delta\theta_{b}=0\\m*3c*(x-50)+m*c*(x-10)=0

Cortando m e c:

3*(x-50)+(x-10)=0\\3x-150+x-10=0\\4x-160=0\\4x=160\\x=160/4\\x=40\ºC

Gabarito errado mesmo
2 3 2
sim, o gabarito no meu livro está 37ºC. mas já toquei fogo nele, então já tá resolvido -q
kkkkkkkkkkkkkkk