Respostas

2014-06-23T00:05:00-03:00
M: montante (valor final, o triplo do valor inicial, no caso, R$ 3.000)
C: capital (valor inicial, R$ 1.000)
J: juros (valor adicionado, M = C + J ==> J = M - C ==> J = 3.000 - 1.000 ==> J = R$ 2.000)
i: taxa (?)
t: tempo (6 meses)
Sendo juro simples:

M= C + J
M= C + Cit
M = C (1 + it)
3.000 = 1.000 (1 + i6)
3.000 = 1.000 + 6.000i
3.000 - 1.000 = 6.000i
2.000 = 6.000i
i = 2.000/6.000
i = 1/3
i = 0,333...

Sendo juros compostos:
M = C (1 + i)^t
3.000 = 1.000 (1 + i)^6
3.000/1.000 = (1 + i)^6
3 = (1 + i) ^6 (Se está em forma de potência passa para o outro lado com a operação inversa, a radiciação)
raiz sexta de 3 = 1 + i
1,20 (aprox.) = 1 + i
i = 1,20 - 1,00
i = 0,20

1 5 1
alguma dúvida, Arthur?
mas se no caso for juros compostos?
vou colocar na resposta (vou editar) como ficaria se fosse compostos
colocado, como seria se fosse a juros compostos
se puder colocar como melhor resposta fico grato
A melhor resposta!
2014-06-23T00:14:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O montante no final da aplicação será 3C (triplo do capital)

M=3C

Como M = C + J:

C+J=3C\\J=3C-C\\J=2C
_____________________

J=2C\\C=C\\i=taxa\%/100=x/100\\t=6~meses

J=C*i*t\\2C=C*(x/100)*6\\2=1*(x/50)*3\\2*50/3=x\\x=(100/3)\%
2 5 2