Respostas

A melhor resposta!
2014-06-23T13:02:02-03:00
O clientelismo é basicamente a negociação do voto, ou seja.. troca de favores!
Por exemplo: Eu estou concorrendo à uma vaga para senadora e te ofereço dinheiro,ou algum favor em troca do seu voto.

A política café com leite, vigorou durante a  1ª Republica ou republica velha. Naquela época quem estava movimentando as exportações brasileiras era o café. E quem eram as principais produtoras de café? Estados da região sudeste, principalmente, São paulo. E Minas aparecia como grande produtor de leite. Logo, quem comandava o Brasil eram as oligarquias de São Paulo e Minas. E quem escolhia os governantes? obviamente as oligarquias, logo havia uma alternância entre eleitos pela oligarquia mineira e eleitos pela oligarquia paulista. Quem surge para '' quebrar'' esse monopólio café-com-leite é Getúlio Vargas, que assume o poder em 30, quando o mundo enfrenta resultados da crise de 29, (inclusive a quebra das oligarquias cafeeiras). Atualmente o título café com leite é contestado, afinal Minas também produzia café, e abastecia o mercado interno, enquanto SP produzia para mercado externo. E além disso outros autores contestam esse título afinal RS era o maior produtor de leite daquela época.

Voto de Cabresto: Ocorreu principalmente durante o coronelismo, é um modo de manter o poder político utilizando de abuso de autoridade.

O cangaço: surge no início da república, e é considerado um fenômeno social, promovidos por bandos de homens armados apelidados de cangaceiros, eles se revoltaram principalmente contra os grandes latifundiários. Eram nômades, e existiram vários grupos. Apesar de desejarem fazer '' justiça'' , eles faziam a ''justiça'' atacando fazendeiros, promovendo sequestros de ricos e pedindo resgante, e eram muito violentos, porém nada faziam com aqueles que se comprometessem a ajuda-los.
1 5 1
2014-06-23T13:07:42-03:00
Clientelismo : E um sistema politico demografico