Respostas

2014-06-23T14:52:48-03:00
Rutherford descobriu os prótons que são as partículas positivas do átomo , para ele estas partes positivas ficavam no núcleo que é o centro do átomo  e as negativas que são os elétrons ao redor na eletrosfera . 
2014-06-23T14:58:35-03:00
O modelo atômico de Rutherford é baseado em conceitos de cargas elétricas e radioatividade. Rutherford fez uma experiência utilizando partículas alfa e uma lâmina bem fina de ouro. Ele posicionou a lâmina de ouro em frente ao polônio (que emitia as partículas alfa), e atrás da lâmina colocou um detector de partículas alfa. Ele viu então que mesmo a lâmina sendo sólida e rígida, algumas partículas conseguiam atravessá-la e eram captadas pelo detector. Um fato destacado é que elas nunca chegavam em linha reta ao detector, eram sempre desviadas. Com isso Rutherford pôde concluir que na lâmina de ouro, mesmo sólida, ainda havia um pequeno espaço entre as partículas, e era por ali que os raios atravessavam. As partículas chegavam desviadas para outras direções pois elas colidiam com os núcleos das partículas de ouro, que as repeliam. Com isso ele viu que o núcleo repelia as partículas porque ambos eram positivos, e cargas iguais se repelem.
Com isso Rutherford fez seu próprio modelo atômico, que se resume a todas essas descobertas. No seu modelo, um átomo é composto de um núcleo com carga positiva que fica rodeado por vários eletróns de carga negativa, pertencentes a uma eletrosfera.