gostaria de saber como se resolve esse problema :

Os registros de temperatura tomados entre 0 e 24 hrs de um dia em uma zona rural se ajustam à formula matematica T = - 1 / 10 ( x - 12 ) ² = 10,em q T representa a temperatura em gruas Celsius, e x representa as horas do dia. A que hrs do periodo da tarde a temperatura registrada foi de 9,9 C° ????

Pfvr respondam o mais rapiido possivel

isso é pra amanha!

2
Não seria +10?
não... no meu livro tem assim ;q

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-16T23:34:48-03:00
T = -1/10 * (x-12)² + 10
9,9 = -0,1 * (x-12) * (x-12) +10
-0,1 = -0,1 * x² -24x +144
x² - 24x + 144 = 0

Resolvendo a equação do segundo grau, temos que x = 12.
1 5 1
2013-07-17T09:19:53-03:00
T = -1/10 * (x-12)² + 10
9,9 = -0,1 * (x-12) * (x-12) +10
-0,1 = -0,1 * x² -24x +144
x² - 24x + 144 = 0

a=1
b=-24
c=144

Delta=b²-4*a*c
Delta=-24²-4*1*144
Delta=576-576
Delta=0

x¹=-b+VDelta/2*a
x¹=-(-24)+V0/2*a
x¹=24+0/2*1
x¹=24/2
x¹=12

x²=-(-24)-V0/2*1
x²=24-0/2
x²=24/2
x²=12

Tanto x¹ quanto x² é igual a 12.
Observação x¹ significa x linha, e x² significa x duas linhas. V significa raiz quadrada.
2 3 2