Nove cubos de gelo,cada um com aresta igual a 3 cm,
derretem dentro do copo cilíndrico,inicialmente vazio,com raio da base também igual a 3 cm.
após o gelo derreter completamente,a altura do nível da água no copo será de aproximadamente (pi) = 3.


as contas por favor!!=)

2
qual valor de pi que a questao deu? eu botei como 3,14
é só 3!!!
ha ta vouy consertar
obrigada!!!!

Respostas

2014-06-23T16:55:29-03:00
Volume do Cubo  = a³ 
Volume do Cubo  = 3 . 3 . 3 = 27cm²

Como são 9 cubos, logo o volume da água será de : 27 . 9 = 243 cm².

Aplicando a fórmula do "Volume do Cilindro = pi . r² . h" , encontramos o resultado:

Volume do Cilindro = pi . r² . h
243 = pi . 3² . h
243 = 9pi . h
h = 243 / 9pi
h=27 / pi
h= 27 / 3
h = 9cm

1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-23T16:59:40-03:00
Podemos achar o volume facinho, ja que o volume dos cubos que preencheram o cilindro. Se eu sei o volume total dos cubos eu sei o volume que ele assumira no cilindro.

V cubo=a³
V=3²
V=27cm³

mas como sao 9 cubos

9.27= volume total
243 cm³=volume total=volume cilindro

V cilindro=Sb.h
Vc=πr².h
243=3.3².h
243=3.9.h
h=243/27
h=9cm
1 5 1