Respostas

2014-06-23T20:03:03-03:00
Com o fim da primeira guerra, o tratado de Versalhes foi assinado e o mesmo promovia várias sanções e restrições à Alemanha. A Alemanha foi obrigada a pagar uma alta indenização aos vencedores da guerra ( A dívida foi quitada no ano de 2010) além de perder os territórios conquistados anteriormente incluindo as colônias na África. A Alemanha saiu arrasada da guerra e então começou o processo de reconstrução da mesma, ( OS EUA emprestavam dinheiro para as economias europeias), porém em 29 houve a grande crise, os EUA suspenderam os empréstimos e ai já viu. O desemprego alcançou taxas exorbitantes nos países europeus, o que promoveu o cenário perfeito para ascensão de governos totalitaristas com Hitler na Alemanha, e Mussolini na Itália.
A Alemanha se sentia humilhada já que toda culpa da primeira guerra mundial caiu sobre ela, além da introdução da teoria do darwinismo social ( que dizia que uma espécie era superior da outra, o que foi a justificativa de Hitler para as mortes). 
A Itália embora tenha desfeito a aliança c/ Alemanha na primeira guerra mundial, recebeu promessas da Inglaterra a respeito das colônias na Africa, porém essas promessas nunca se tornaram realidade, o que provocou nos italianos um sentimento de revanche e humilhação, o que também justifica a ascensão do Facismo com mussolini.
Quando Hitler começou a sua política de anexação, ele foi anexando a Alemanha justamente pros lados da Rússia, o que fez a França e a Inglaterra se calarem durante a anexação dos territórios,pois, eles acharam que Hitler iria se chocar com Stálin, afinal Hitler era anti-comunistas e Stálin era socialista. Mas não foi isso que aconteceu, Hitler assinou um pacto de não agressão com Stálin e prometeu que assim que invadisse a polônia dividiria o território com a Rússia, porém Hitler traiu a rússia :D

No primeiro momento, a guerra tendia para a vitória dos países do eixo, porém durante a batalha de stalingrado isso muda. O EUA vai entrar de fato na guerra, quando é atacado em 1941 pelo Japão, entrada do EUA foi decisiva para a vitória  dos países aliados, principalmente por sua condição de tecnologias. Inclusive os EUA como resposta ao JAPÃO lançaram as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki, ( fato é que o japão já estava praticamente rendido, e eles fizeram questão de jogar a bomba) e daí por diante, os outros países do eixo foram vencidos, depois do fim do conflito o que vai acontecer é a bipolarização do mundo! URSS de um Lado e os EUA do outro, o EUA vai investir na doutrina Truman, ajudando os países europeus (através do plano Marshall) a se reconstruírem e evitar a ascensão do modelo socialista no mundo, e ai se inicia um novo conflito: a guerra fria.


As Alianças eram os países do eixo: Alemanha, Italia e Japão
E os Aliados: Estados unidos, URSS, Inglaterra.