Respostas

A melhor resposta!
2014-06-23T20:54:13-03:00
Asma Ocupacional: é a obstrução das vias aéreas, de caráter reversível, causada pela inalação de substâncias que causam alergia, como por exemplo, poeiras de algodão, linho, borracha, couro, madeira, etc. O quadro é o de uma asma brônquica, sendo que os pacientes queixam-se de falta de ar, aperto no peito, chieira no peito e tosse, acompanhados de espirros e lacrimejamento, relacionados com as exposições ocupacionais às poeiras e vapores. Os sintomas podem aparecer no local da exposição ou após algumas horas, desaparecendo, na maioria dos casos, nos finais de semana ou nos períodos de férias ou afastamentos.

PAIR - Perda Auditiva Induzida por Ruído: trata-se da diminuição auditiva, decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruído. A exposição ao ruído, além de perda auditiva, acarreta alterações importantes na qualidade de vida do trabalhador em geral, na medida em que provoca ansiedade, irritabilidade, aumento da pressão arterial e isolamento. No seu conjunto, esses fatores comprometem as relações do indivíduo na família, no trabalho e na sociedade.

Agrotóxicos: conhecidos por diversos nomes – praguicidas, pesticidas, defensivos agrícolas, venenos, etc, estes produtos, dado à sua toxicidade, provocam grandes danos à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, seu uso deve ser desestimulado.

LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo / Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho)

São processos decorrentes das relações e da organização do trabalho no mundo moderno, onde as atividades são realizadas com movimentos repetitivos, com posturas prolongadas, trabalho muscular estático ( parado ), sobrecarga mental, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção, relações conflituosas e estímulo à competitividade. Acomete homens e mulheres em plena fase produtiva (inclusive adolescentes), esta doença, pode evoluir para incapacidade parcial ou permanente, como a aposentadoria por invalidez.

Sintomas: Caracterizam-se por um quadro de dor crônica, sensação de formigamento, dormência, fadiga muscular (por alterações dos tendões, musculatura e nervos periféricos). É um processo de adoecimento, inclusive psicológico, pois surgem incertezas, medos, ansiedades e conflitos.

Uma saída é a Terapia Ocupacional: esse tipo de terapia pode e deve estar atuando dentro das empresas com medidas preventivas das doenças ocupacionais. São orientações quanto ao mobiliário, iluminação, postura, dentre outras que farão a diferença na qualidade de vida dos funcionários que terão condições de produzir em maior quantidade e melhor produtividade, aumentando o lucro das empresas e diminuindo os gastos com indenizações desinteressantes para a empresa.

A Terapia Ocupacional através das suas atividades, tem a capacidade de prevenir, reabilitar e tratar as pessoas que poderão estar desenvolvendo algumas das doenças ocupacionais.

As atividades preventivas e ações ergonômicas, ocorrendo com isso um posicionamento mais adequado para o indivíduo e suas específicas dimensões, evitando dores e insatisfação com o trabalho

1 5 1
  • Usuário do Brainly
2014-06-23T20:54:35-03:00
Cara eu sei como previnir:

A doença ocupacional é o conjunto de diversas doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.O trabalhador deve respeitar o tempo de descanso, para cada 1h de atividade intensa, a pessoa deve ter 10 minutos de descanso, orienta Dr. Marcus Vinícius – ortopedista, especialista em traumas.Muita atenção com a ergonomia, ou seja, como você se relaciona com o sistema no seu ambiente de trabalho. Essa relação deve ser harmônica e contribuir para o seu bem estar físico, e consequentemente, emocional. Por exemplo, no caso do punho, se a pessoa tem uma flexão aumentada dessa articulação ou de qualquer outra, terá um atrito maior do tendão. Deve-se usar uma tala para evitar esse atrito durante as atividades. Ela também deve ser  usada a noite, pois no nosso momento de descanso também flexionamos as articulações.A qualquer sinal de dores nas articulações ou na movimentação, formigamento, perda da sensibilidade procure imediatamente o médico ortopedista, pois quanto mais cedo diagnosticar o problema, mais rápido será o tratamento.