Respostas

2014-06-24T12:08:09-03:00
Oi Beatriz,
      Para saber se um material é uma substância pura ou uma mistura devemos ter em mente que as substâncias puras tem um padrão fixo de ponto de ebulição e ponto de fusão nas condições normais de temperatura, por exemplo, a água apresenta ponto de fusão de 0°C e ponto de ebulição de 100°C nas CNTP. Agora, caso eu misture água com sal, não terá esses mesmos valores, eles serão diferentes.

      Mas e se eu não conheço o P.F e o P.E de um substância? Como devo proceder? Devo decorar tudo? Claro que não! Lembre-se que uma substância é igual a um fórmula química. Por exemplo, a fórmula química da água é H2O, a fórmula química do sal de cozinha é NaCl, e por aí vai.

      Então tá, sabemos o que é uma substância, mas e o que é uma mistura? Uma mistura é formada por duas ou mais substâncias. Então quer dizer que se eu pegar a água e colocar sal nela, terei uma mistura? SIM!!!!

    Já sabendo o que é uma mistura e o que é uma substância, vou citar alguns exemplos para fixar os conceitos. Ok?
   ⇒ O Gás Oxigênio é uma mistura ou uma substância?
         ⇒ É uma????? Substância, pois a fórmula do gás oxigênio é O2.
   ⇒ E a água destilada?
         ⇒ Quando se fala em água destilada, fala-se da água pura (H2O), então a água destilada é uma????? Substância, pois sua fórmula química é (H2O).

Mas e as misturas?
    ⇒ A água Mineral é uma mistura ou uma substância?
         ⇒ Lembre-se de que a água mineral é composta por H2O e sais minerais como o Sódio, Cálcio, Flúor e etc. Então eu tenho várias fórmulas químicas diferentes não é mesmo? Então eu tenho uma Mistura!!!!
         ⇒ E o Ar atmosférico? Quando eu tenho uma mistura, tenho várias fórmulas químicas diferentes, várias substâncias diferentes. Este é o caso do ar, pois temos Oxigênio "O2" misturado com  Carbono "C", Nitrogênio "N", enfim.

1 5 1