Respostas

2014-06-23T23:21:44-03:00
Possui 6 atomos de hidrogênio = C3H6
A melhor resposta!
2014-06-23T23:34:55-03:00
- : ligação simples
= : ligação dupla
C: átomo de carbono
H: átomo de hidrogênio

propeno = prop + en + o
prop: 3 átomos de carbono
en: o composto possui uma ligação dupla
o: hidrocarboneto

Representando o composto:
       1     2    3
       C = C - C
Como um átomo de carbono pode ter até 4 ligações, completamos essas ligações com o átomo de hidrogênio.  
Veja que o primeiro carbono faz uma ligação dupla com o segundo, portanto ele só pode fazer mais 2 ligações, sendo elas com hidrogênio.
O segundo possui 3 ligações (uma ligação dupla com o carbono 1 e uma ligação simples com o carbono 3), logo para dar quatro, temos uma ligação de hidrogênio.
Já o terceiro carbono faz uma ligação simples com o terceiro carbono, logo pode fazer mais 3 ligações.

Fórmula do propeno:

         H2C = CH - CH3
Temos então 2 + 1 + 3 = 6 átomos de hidrogênio no composto químico propeno.

Os números 2, 1 (não representado porque já fica subentendido) e 3 são índices (diz a quantidade) do hidrogênio, ou seja, quando escrever eles, escrava-os ao lado do símbolo (no caso H de hidrogênio), porém subscrito, ou seja, abaixo da linha que você esteja escrevendo.

Espero tê-la ajudado, se sim, agradece e escolhe como melhor resposta.
1 5 1