Artigo da Folha de São Paulo (Edição de 31/01/2013) menciona que o índice Big Mac, calculado pela revista americana The Economist, aponta o real como a quinta moeda mais cara do mundo neste início de 2013. O sanduíche no Brasil custa o equivalente a US$ 5,64 e sai 29% mais caro do que o vendido nos Estados Unidos, onde o lanche sai por US$ 4,37, indicando a sobrevalorização do real em relação ao dólar. Índice Big Mac 2013: Venezuela: US$ 9,08; Noruega: US$ 7,84; Suécia: US$ 7,62; Suíça: US$ 7,12; Brasil: US$ 5,64; EUA: US$ 4,37; México: US$ 2,90; Indonesia: US$ 2,86; China: US$ 2,57; Russia: US$ 2,43. Com base nestes dados, podemos afirmar que:
a) O sanduíche na Suíça sai ______ % mais caro do que o vendido nos Estados Unidos;
b) O sanduíche na Russia sai ______ % mais barato do que o vendido nos Estados Unidos.

1

Respostas

2014-06-24T06:09:12-03:00
Divide o sanduíche questionado pelo dos EUA.
a) Suíça sai aproximadamente 62,93% mais caro
b) Rússia sai aproximadamente 44,39% mais barato.
Ao fazer a divisão entre os dois, você encontra o percentual que o sanduíche representa considerando o dos EUA 100%. No primeiro caso o valor da 1,62929... Subtrai 1 e acha o valor da Suíça. No segundo caso, encontra o valor 0,5561. Para chegar a 100%, precisa de 44,39 que é o quanto é mais barato!
1 5 1