Respostas

2014-06-24T12:22:44-03:00
Considerando o tipo de solução (concentrada ou destilada) onde as célula se encontram, a diferença de comportamento entre elas se dá devido à parede celular que a célula vegetal possui. 

Uma célula animal (que não possui parede celular, somente membrana plasmática) colocada em água destilada (que é uma solução menos concentrada do que o interior da célula), irá "absorver" a água pelo processo de osmose, até que ambas (célula e solução) atinjam uma isotonicidade (concentrações iguais). Justamente por isso a célula irá "inchar" e consequentemente irá se romper. 
Em uma solução mais concentrada, a célula irá perder água para a solução através do processo de osmose, até que ambas atinjam isotonicidade. Isso consequentemente fará com que a célula "murche".

Já a célula vegetal possui uma espessa parede celular que a protege, portanto, se for colocada em solução hipotônica (com concentração menor do que a da célula), ela irá absorver água até inchar um pouco, porém não irá se romper, pois a parede celular impede isso.
Se for colocada em solução hipertônica (com concentração maior do que a da célula), ela irá perder água para solução, e sua membrana celular irá "descolar" da parede celular, porém ela não irá "murchar" como a célula animal, pelo mesmo motivo anterior (a parede celular a impede).
2 3 2