Respostas

A melhor resposta!
2013-03-10T16:01:12-03:00

Termodinamica, quando ouve-se esse nome ninguem entende muito bem para que serve, mas é essencial em muitas coisas que usamos no dia-a-dia:

Uma das aplicações da termodinâmica está ligada à ciência dos materiais, que estuda meios para obtenção de novos tipos de materiais, que possuam propriedades químicas e físicas bem definidas. A termodinâmica, podemos assim dizer, é uma das bases da engenharia dos materiais, pois os processos de fabricação de novos materiais envolvem bastante a transferência de calor e trabalho para as matérias primas.

Por exemplo, uma peça cerâmica necessita passar por um processo de cozimento com temperaturas muito elevadas, que chegam a ser superiores a 1.000°C. Suas propriedades físicas finais dependerão do tempo e da temperatura aos quais ela foi submetida.

Para cada situação prática sempre existe um tipo de material mais adequado: a utilização de ligas de alumínio com titânio permitiu a construção de aviões maiores, mais leves e resistentes; os automóveis modernos usam, em grande parte, materiais plásticos e ligas especiais; os médicos cirurgiões fazem uso de bisturis com lâmina especial muito afiada e bastante resistente etc.

1 5 1
  • Usuário do Brainly
2013-03-10T19:03:19-03:00

Termodinâmica é o segmento da ciência Física que estuda a correlação entre energia (térmica do calor ou mecânica do trabalho realizado ou potencial), pressão, temperatura e volume.

A Termodinâmica, através das suas leis fundamentais equaciona estas quatro grandezas.

A primeira lei da termodinâmica diz respeito à conservação de enrgia, ou seja, um sistema em observação não pode criar ou destruir a energia, mas apenas provocar a mudança de seu estado.

A correlação matemática para esta lei é:

Q = \tau * \delta U

 

Q é a energia térmica fornecida ou retirada (se negativa) ao sistema; quando se aquece ou resfria o sistema.

 

\tau é o trabalho que o sistema realiza.

 

\delta U é a variação da energia interna do sistema.

 

Como início está aqui...

coloque alguns exemplos, como o de uma panela de pressão recebendo calor, aumentando a energia interna com o aumento de pressão e assim por diante.