Leia o trecho que se segue:
“Concepção filosófica, mantida em diferentes versões por, dentre outros, Charles Sanders Peirce, William James e John Dewey, defendendo o empirismo no campo da teoria do conhecimento e o utilitarismo no campo da moral. [...] valoriza a prática mais do que a teoria e considera que devemos dar mais importância ás consequências e efeitos da ação do que a seus princípios e pressupostos. Como teoria da verdade mantém que o critério de verdade deve ser encontrado nos efeitos e consequências de uma ideia, em sua eficácia, em seu sucesso. A validade de uma ideia está na concretização dos resultados que se propõe obter.” (JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, p.223).

A qual corrente filosófica o texto se refere? Assinale a alternativa correta: a) Dogmatismo. b) Positivismo. c) Pragmatismo. d) Marxismo

1

Respostas

2014-06-25T15:58:01-03:00
C) pragmatismo     O Pragmatismo constitui uma escola de filosofia estabelecida no final do século XIX, com origem no Metaphysical Club, um grupo de especulação filosófica liderado pelo lógico Charles Sanders Peirce, pelo psicólogo William James e pelo jurista Oliver Wendell Holmes, Jr., congregando em seguida acadêmicos importantes dos Estados Unidos.